22 de out. de 2011

Tratamento de manchas solares e sardas com a luz intensa pulsada


O tratamento de manchas solares (melanoses) e sardas com a luz intensa pulsada consiste na aplicação de disparos de luz em intensidade controlada para a remoção ou clareamento das manchas.
O conceito do tratamento é usar uma luz com comprimento de onda específico para um tipo de alvo, ou seja, o disparo de luz é absorvido apenas pelo alvo, sem afetar a pele que não está manchada.
No caso das manchas solares e das sardas, o alvo é a melanina, que está aumentada nas lesões e atrai o disparo de luz, o que vai promover a sua destruição.
Em geral, são necessárias 4 a 5 sessões de tratamento, mas os resultados podem aparecer em menos tempo. No caso abaixo, o resultado foi obtido com apenas uma aplicação da luz intensa pulsada.
Para o tratamento ser mais efetivo e seguro, a pele de quem vai ser tratado não deve estar bronzeada pois, neste caso, também vai atrair a luz do disparo e sofrer o efeito do tratamento.
Aparelhos mais modernos e seguros
Os novos aparelhos de luz intensa pulsada funcionam com tecnologia de ponteiras resfriadas, o que traz mais segurança e conforto, protegendo a pele sadia e evitando que ela sofra os efeitos do tratamento, além de tornar o procedimento praticamente indolor.
É importante ressaltar que para se conseguir bons resultados com segurança, o tratamento deve ser realizado por médicos capacitados para a correta aplicação da tecnologia.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista