21 de mar. de 2012

Como fazer trufas de chocolate

Artigo: Equipe Allrecipes  |  Foto: Yan
Trufas são uma ótima idéia de presente para o Dia dos Namorados, Casamento,Páscoa ou aniversários. Você também pode fazer trufas caseiras para vender e complementar o orçamento da casa. Seja qual for a ocasião, a boa notícia é que trufas são muito fáceis de preparar, confira as nossas dicas e divirta-se!


Ingredientes:

Para fazer uma trufa de chocolate básica, você só precisa de dois ingredientes: chocolate e creme de leite. O chocolate pode ser uma mistura de meio amargo com chocolate ao leite, e a proporção dependerá do seu gosto pessoal. O importante é usar chocolate de boa qualidade. O creme de leite pode ser tanto o fresco quanto o de caixinha ou lata.
Proporção:
A proporção é sempre a seguinte: 3 x chocolate para 1 x creme de leite. Por exemplo, para cada 100 g de creme de leite, use 300 g de chocolate.
Método: 
Comece picando o chocolate ou passando-o pelo ralo grosso. Reserve em uma tigela de vidro, cerâmica ou inox. 
Leve o creme de leite ao fogo alto para ferver. Assim que levantar fervura, retire do fogo e despeje sobre o chocolate picado. Espere um minuto para que o chocolate comece a amolecer e depois misture com um batedor de ovos ou espátula de silicone até a mistura ficar lisa, sem nenhuma pelota de chocolate ou linhas brancas (do creme de leite). 
Cubra e leve à geladeira até a mistura firmar bem, umas 3 horas no mínimo.
Faça com antecedência:
Você pode fazer as trufas de véspera até esse ponto, mantendo-as na geladeira durante a noite.
Usando um boleador de melão, ou uma colher de chá, faça bolinhas com o chocolate. Suas trufas estão prontas! Você pode agora decidir que tipo de acabamento dar à elas.
Acabamento:
Cacau em pó: o mais tradicional, simplesmente passe as trufas no cacau em pó, retire excesso e pronto. 
Chocolate: isso mesmo, você pode cobrir suas trufas com uma ganache de chocolate ou simplesmente chocolate derretido. Você pode escolher fazer uma cobertura de chocolate branco para fazer uma trufa bicolor. Tem quem goste de fazer isso antes de passar as trufas pelo cacau em pó.
Nozes picadas: use nozes, avelãs, amendoim, etc.
Coco ralado: para um efeito prestígio.
Chocolate granulado: parece brigadeiro mas não é!
Trufas diferentes
Você pode diferenciar o sabor das suas trufas acrescentando licores diversos (laranja, menta, avelã), conhaque, rum ou até mesmo uma cachaça de boa qualidade. Use 2 colheres de sopa de licor para cada 500 g de chocolate.
allrecipes