22 de jan. de 2013

7 mandamentos da boa madrinha


Ser madrinha é uma honra, mas também uma responsabilidade! Confira dicas para retribuir esse carinho dos noivos, e fazer bonito!

1- Ajuda no planejamento
Organizar um casamento é uma tarefa e tanto! Dê uma força para a noiva acompanhando-a nos momentos mais importantes, como a escolha do vestido, dos convites ou na hora de fechar o bufê. Ela pode se sentir insegura para tomar certas decisões e sua opinião sensata poderá tranquilizá-la. Mas atenção!  Não se esqueça de que o evento não é seu, e o gosto dela é que deve prevalecer.

2- Chá de panela
Deve reunir os amigos mais próximos dos noivos. Para organizá-lo, monte uma lista com sugestões de presentes na internet e envie-a por e-mail para os convidados. Estipular valores individuais não é de bom-tom, até porque todos já irão comprar algo especial. O chá de cozinha é para as coisas pequenas que o casal acaba não ganhando, como porta-guardanapos, espátulas, panos de cozinha etc.

3- Despedida de solteira
É sua responsabilidade e das outras madrinhas organizar a comemoração desse momento tão importante. Procure fazer algo que tenha a cara da noiva, levando em conta o que ela gosta de fazer. Não proponha algo diferente se não tiver certeza de que vai agradá-la. Apresentações de dançarinos são divertidas, mas podem deixá-la desconfortável e sem graça.

4- Compra do presente
Geralmente os padrinhos oferecem algo mais elaborado, mas não é por isso que você precisa comprometer todo o salário nessa empreitada! Por isso divida o custo com seu par. Se ele não for  seu marido ou companheiro, entre em contato para ver se gostaria de comprar algo em conjunto. Unindo os orçamentos, vocês poderão dar algo melhor.

5- Escolha de seu vestido
Muitas vezes a noiva irá eleger uma cor específica, comprimento ou tipo de modelo para cada madrinha. Mesmo que ela não dê nenhuma indicação, é sempre bom procurá-la antes de definir o figurino. Em todo caso, branco é exclusividade dela e preto deve ser deixado para as convidadas de menos destaque. Sonde quais tons já foram escolhidos, especialmente os usados pelas mães dos noivos. Também é fundamental avaliar seu tipo físico para valorizar o que você tem de melhor.

6- Maquiagem ideal
Como madrinha, você tem lugar de destaque na cerimônia, por isso faça uma produção especial, que expresse sua felicidade em participar desse momento inesquecível. A maquiagem deve ter personalidade, sem excessos. Dê atenção especial aos olhos e ao batom para não brigarem. Os tons não necessariamente precisam combinar com seu vestido, mas, se optar por joias douradas, mantenha a mesma linha no brilho da maquiagem. O mesmo vale para o prata, o cobre e outros metalizados.

7- Durante a cerimônia
Assegure-se de que a noiva esteja sempre em seu melhor estado. Cheque se o vestido dela está no lugar, assim como a maquiagem e o penteado; ajude-a na hora de tirar o véu, caso não conte com um cabeleireiro nesse momento; além de certificar-se de que ela esteja comendo e se hidratando durante o evento. Lembre-se: mais importante do que qualquer dica é saber curtir o momento, mesmo que algo não saia como planejado. Afinal, casar é um momento único, gravado eternamente na memória dos noivos e daqueles que os amam!


Texto: Malu Gonçalves/ Foto: Shutterstock
Fonte: figurinonoivas