14 de set. de 2015

Convites de casamento: como escolher o modelo perfeito

1 – Com quanto tempo de antecedência devo encomendar os convites?
É ideal que o convite comece a ser pesquisado uns 7 meses antes do evento. Este tempo de antecedência é fundamental para conhecer diferentes fornecedores, escolher o modelo ideal e analisar o tempo necessário para produção dos convites pela gráfica, pois algumas levam até 45 dias para confeccioná-los. Portanto, é interessante que os convites sejam encomendados no mínimo 4 meses antes da festa, para que o tempo seja suficiente para a produção e para a entrega.
2 – Como posso calcular a quantidade necessária?
Para evitar perdas, é ideal calcular o número de convites se baseando no número de convidados, mas é sempre importante considerar uma margem de erro do calígrafo e os convidados “de última hora”. Sendo assim, é indicado fazer uma quantidade 5% maior do que o número de convidados.
3 – Quanto vou gastar com os convites? Como posso calcular?
Geralmente os preços dos convites são calculados por unidade e conforme o número de convites o valor pode variar, pois as gráficas costumam reduzir o valor se a quantidade for maior. É difícil precisar o valor que será gasto, pois estes valores podem iniciar em 2, 3 reais e até passar dos 100 reais a unidade. É fundamental comparar valores, mas também analisar os materiais que serão usados no convite, pois pedrarias e rendas, por exemplo, podem encarecer o produto. Portanto, a dica final é pesquisar muito e comparar preços e modelos.
4 – Preciso fazer convites pequenos para a entrada na festa?
Os convitinhos não são indispensáveis, porém é uma forma de limitar o número de convidados por família, pois eles vão anexados ao convite principal. Esta é uma estratégia para controlar o número de convidados na festa e se torna importante porque geralmente o buffet é pago pelo número de pessoas.
5 – Com quanto tempo de antecedência devo entregar os convites?
Para os convidados que moram em cidades distintas de onde acontecerá o evento, é indicado que os convites sejam entregues no mínimo com dois meses de antecedência, sendo este prazo válido também para a entrega dos convites dos padrinhos. O prazo final para entrega de todos os convites deve ser com 1 mês de antecedência, para que todos tenham tempo suficiente para se programar para o evento.