18 de fev. de 2021

Curiosidades da Maquiagem- 01

 Hoje muitas mulheres quando saem de casa não conseguem deixar de colocar pelo menos um pouco de maquiagem e antigamente era assim também.

A maquiagem e outros produtos era algo que as mulheres muito queriam.

Na era vitoriana e no início de 1900 a maquiagem não era para as  mulheres mais recatadas .

As única mulheres que usavam batom, blush e sombra nos olhos eram as artistas de palco e mulheres da noite.


Por causa disso , a maquiagem foi comparada a comportamentos inadequados e não tinha lugar para a maquiagem na sociedade.

Na Europa na virada do século a maquiagem começou a se tornar popular.



A prática não pegou na América, até que a industria do cinema causou grande impacto na sociedade.


As atrizes do cinema eram reverenciadas pelas mulheres da sociedade e cada vez mais as mulheres da sociedade queriam  ficar parecidas com suas atrizes preferidas.



Em 1920 surgiu Max Factor , ele era o popular maquiador de Hollywood, inventou a  Curvatura do cupido e se tornou muito popular entre as mulheres na América durante os anos 20



Ele sempre desenvolvia seus makes pensando na harmonia das cores,   nas tonalidades do cabelo, dos olhos e na cor da pele.



Por conta de toda essa influência na indústria,  ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem em 1929. Ele também possui uma estrela na calçada da fama.



Com passar do tempo,lojas de departamentos abriram nas principais cidades do país.




Seus balcões de beleza permitiam que as mulheres experimentassem os produtos antes de comprar o que deixava mais acessível para a mulher moderna da época.


Embora alguns produtos possam vir com embalagens diferentes , muitos dos produtos de beleza que as mulheres usavam durante a década de 1920 ainda existem hoje .



O Batom era originalmente conhecido como *pomada labial* Foi vendido pela primeira vez em potes ou latas, depois de um tempo surgiu o tubo de metal retrátil.




A cor vermelho escuro se tornou popular e com passar do tempo começaram a chegar os tons mais claros.

A forma como o batom era aplicado era estilo *Arco do Cupido* 




Ter uma pele impecável era importantíssimo na época .Produtos de beleza como cremes e outros eram usados frequentemente e aplicados no rosto à noite.



Além dos cremes de beleza ,as mulheres usavam pó para o rosto.

Ele era prensado (compacto) ou era pó facial solto vendido em latas de metal colorida.

Para passar o pó as mulheres usavam um grande esponja.



O contorno já era usado naquela época e era feito com pó de diferentes tonalidades.


O blush que usamos hoje era chamado de *rouge* e vendido embalado individualmente em pequenos recipientes delicados e as cores não eram variadas. A maioria das cores eram em tons de rosa e laranja.

O rouge era vendido em latas,potes ou compactos  e eram aplicados no rosto em círculos nas bochechas.



As atrizes do cinema mudo usavam olhos escuros esfumados em suas cenas.



As mulheres que não eram de seguir os padrões da época, queriam os olhos escuros como suas estrelas  preferidas do cinema, passavam tambem lápis para delinear e criar uma aparência marcante, assim ficaria com efeito dramático nos olhos esfumados.


Outro produto que entrou no mercado na época foi o *curvex* de metal e seu design não é muito diferente do que temos hoje.


As mulheres usavam as sobrancelhas influenciadas por suas atrizes preferidas: arqueadas e finas . Algumas mulheres chegavam a raspar a sobrancelha para desenhar com lápis e chegar no delineado que desejavam.




 As cores mais populares de esmaltes da época eram tons de rosa e vermelho. As mulheres pediam muito a manicure *meia lua* durante  a Era do Jazz.




As vezes elas aplicavam um lápis branco por baixo das unhas para iluminar a ponta e criar um contraste mais atraente. Sem dúvida foi o ínicio da popular *manicure francesa*.


Até breve!