Planejar uma festa de casamento com poucos recursos é, sem dúvida, uma tarefa complicada, mas não impossível. Siga estes conselhos para comemorar o seu casamento sem descuidar das suas finanças. As noivas geralmente ficam angustiadas com os gastos e por isso, vale a pena planejas e economizar um bom dinheiro em sua festa de casamnento.
Algumas dicas:
1 – Elabore um orçamento
Antes de começar o planejamento você precisa saber com quanto dinheiro você conta para saldar os gastos, assim você evita se endividar com luxos que não estão dentro da suas possibilidades. Noivas que se planejam gastam bem menos.
2 – Estabeleça prioridades nos gastos
Converse com o seu parceiro para ficar de acordo nos aspectos mais importantes para cada um de vocês e poder deixar de fora as coisas que não sejam tão importantes na hora dos festejos.
3 – Selecione bem os convidados
Nessa data tão importante você vai querer ter ao seu redor todos os seus seres queridos, mas não esqueça de que quanto maior a quantidade de pessoas, mais cara sairá a festa de casamento. Para evitar problemas, calcule a quantidade exata de convidados que cabe no seu orçamento. Em alguns casos você pode convidar alguns amigos depois do jantar, assim você poupa no quesito comida e não deixa de compartilhar este momento tão importante da sua vida com as pessoas que você gosta.
4 – Escolha um cardápio simples e fácil de elaborar
Se você decidir preparar e cozinhar toda a comida da festa, com certeza vai reduzir os gastos, mas se preferir optar por um serviço completo de buffet, considere um cardápio simples, pois as opções mais sofisticadas implicam em maiores gastos.
5 – Minimize as despesas
Opte por convites, decoração e lembrancinhas simples. Você ou alguém da sua família pode se encarregar destes detalhes, assim não será preciso pagar por estes serviços. Se você tem um(a) amigo(a) habilidoso(a) com artesanato, pode pedir que ele(a) ajude na elaboração dos souvenirs em troca do presente para os noivos.
6 – Economize no vestido de noiva
O casamento é uma ocasião muito especial e única, mas isso não quer dizer que seja preciso investir muito dinheiro em um vestido que será utilizado apenas uma vez na vida. Você pode confeccionar o seu vestido com uma costureira, alugá-lo ou comprá-lo de segunda mão.
Organizar um casamento não é tarefa fácil, mas com paciência e uma boa administração dos recursos financeiros você pode conseguir a festa dos seus sonhos sem gastar mais do que o necessário.
Fonte: Bem Simples