Kate e William vão ter casamento mais televisionado do mundo, no melhor estilo dos realities shows Foto: Reuters
A família real está empenhada em transformar num reality show o casamento da plebeia Kate Middleton, de 29 anos, com o príncipe William, de 28, na próxima sexta-feira. Prova disso é que a realeza escolheu para comandar a transmissão do casamento Diccon Ramsay, ninguém menos do que o diretor do programa mais badalado do momento na Inglaterra, "X factor" — uma espécie de "Ídolos", que tem como estrela Simon Cowell (ex-jurado do "American idol").
De acordo com a imprensa britânica, Ramsay, de apenas 27 anos, vai efetivamente dar o sinal para que Kate entre na Catedral de Westminster e caminhe até o altar, onde seu príncipe estará esperando.
Câmeras nas flores
Para levar as imagens do casamento para cerca de dois bilhões de telespectadores, com a mesma qualidade utilizada no reality show, vão ser utilizados vários truques técnicos. Será o primeiro evento internacional filmado como um "Big Brother".
Câmeras especiais, todas sem fio e controladas remotamente, serão posicionadas discretamente ao redor da catedral e até mesmo escondidas em arranjos de flores. Minicâmeras HD enviarão as imagens para que a direção escolha o melhor ângulo e vão gravar cada detalhe da cerimônia. Algumas delas serão destinadas a monitorar as emoções dos convidados mais ilustres, como o jogador David Beckham, o ator Rowan Atkison (o Mr. Bean) e o cantor Elton John.
Segundo o tabloide inglês "The Sun", uma fonte ligada a Simon Cowell disse que a equipe foi procurada pela qualidade do "X factor": "Eles queriam que o responsável pelo maior reality show do mundo ajudasse a fazer da cerimônia o maior evento televisivo da história".
Nesses dias anteriores à cerimônia, dublês da mesma altura de William, Kate e da Rainha Elizabeth II, de 85 anos, estão sendo utilizados para assegurar que todos os equipamentos fiquem posicionados para captar os melhores ângulos.
No Brasil, Globo, RedeTV! e Band vão transmitir a cerimônia ao vivo, a partir das 6h15m. Pela internet, o YouTube também vai mostrar o evento.
globo