O Facebook, é a maior rede social existente no mundo, com milhões de usuários, seguido pelo o Orkut, MySpace e Twitter, sendo esta última a forma mais rápida e ágil de chegar aos milhares de usuários no mundo todo através de sua instantaneidade, a ferramenta de 140 caracteres é como um comunicador instantâneo que de forma rápida pode-se divulgar tudo e a qualquer hora aos seus seguidores.
Já o Facebook e o Orkut, são redes sociais que não possuem à agilidade do Twitter, porém o número de usuários é imenso, em todo o mundo e a grande maioria dos internautas possuem acesso a estes. Postando fotos, anúncios e direcionado, juntos o Facebook e o Orkut são poderosíssimas ferramentas de marketing pela facilidade na navegação e também na postagem de conteúdos como por exemplos fotos de artesanatos produzidos por artesãos que nem sempre dispõem de uma boa verba para investirem em comunicação e no marketing de seus trabalhos, utilizam estas ferramentas para demonstrarem e exporem seus produtos.
A utilização das redes sociais estão se tornando tão comum entre as pessoas e as empresas, que para se ter idéia, o atual presidente da república dos EUA, conseguiu uma legião de fãs e de eleitores através do Twitter e aqui no Brasil, o mesmo exemplo esta sendo seguidos nestas eleições por diversos políticos, entre eles os dois principais candidatos à presidência da república, só nos resta esperar para ver o resultado que isso terá no dia 03 de outubro nas urnas eleitorais. O que se pode afirmar até o exato momento é que a troca de farpas entre estes no Twitter é gigantesca.
Mas não são apenas políticos e celebridades que fazem das redes sociais grandes ferramentas de marketing e também de comunicação, aqui pode-se até citar as próprias agências de publicidade e de marketing que aderiram estas como grandes aliadas em campanhas e estratégias para conseguirem bons resultados para seus clientes.
E realmente funciona usar redes sociais dentro do marketing, ou os resultados são mesmos bons, positivos?
Bem se não fosse, Barack Obama, certamente não teria conseguido vencer as últimas eleições presidenciais nos EUA, já que ele teve toda sua campanha baseada em cima do Twitter. Porém, não basta criar um perfil e pronto, é necessário ter conteúdo, conhecimento sobre estas ferramentas, se serão realmente uteis e se estarão a nosso favor ou contra nós, pois usar redes sociais dentro do marketing, pode não ser tão proveitoso assim, se não houver um estudo e pessoas capazes, com conhecimento para usufruir corretamente estes meios, ou seja, é preciso sim continuar investindo, seja me pesquisas para ter conhecimento se criando um perfil no Orkut por exemplo, atingirá o público alvo, se o resultado será satisfatório, se a marca, produto ou serviço tem o perfil adequado para ser publicado dentro do Facebook ou do MySpace, do Orkut ou do Twitter.O marketing nas mídias sociais exige planejamento e método. É necessário ter quem cuide, quem crie e quem atualize as redes sociais, pois criar por criar não basta, é preciso ter algo novo, é preciso ser inovador, aliás, inovador é a palavra do marketing, onde é essencial inovar, ousar e certamente não é diferente dentro das redes sociais, para se conseguir seguidores no Twitter por exemplo, é preciso ter conteúdo e postar neste, algo que atraia, que chame à atenção dos usuários, no Orkut ou no Facebook, é preciso estar sempre alimentando o álbum de fotografias com imagens de “valor”, é preciso ter conteúdo, seja literário ou imagens que falem por si só.
Seguindo esses e outros passos, as redes sociais são sim aliadas de forte poder dentro das ferramentas utilizadas dentro do marketing, onde estas fortalecerá você, a sua imagem, o seu produto ou o seu serviço perante inúmeras pessoas em todo o mundo. Se quer ter sucesso nas redes sociais e que estas sejam poderosas “armas” dentro do marketing da sua empresa, do seu negócio ou da sua vida pública, procure especialistas que possam lhe ajudar, orientar se não quiser ter seu filme queimando diante de milhões de usuários de redes sociais em todo mundo. Afinal, jamais podemos nos esquecer que o maior e o melhor marketing ainda continua sendo o buzz marketing, ou seja, o marketing boca-a-boca, este sem dúvida é o marketing que pode construir ou destruir a imagem, a reputação de alguém, para isso, basta se conectar no Twitter e por uns poucos minutos observar como uma palavra mal usada pode por fim a reputação de alguém que não sabe usar corretamente esta ferramenta a seu favor, quem o diga são alguns artistas que são infelizes em certos tweets, ao twitarem grandes absurdos dentro de suas redes.
Então lembrem-se ética e responsabilidade são sempre bem vistas em todo e qualquer lugar, principalmente em redes sociais e quando estas são usadas dentro do marketing e por isso volto a repetir que devem ser usadas corretamente para que o resultado seja positivo e satisfatório dentro daquilo que fostes designado.
ecommerce
fonte: blogdoecommerce