11 de out. de 2011

Ajude o seu cabelo a crescer


Mulheres nunca estão completamente satisfeitas. Em busca do visual ideal, arriscam nos cortes diferenciados, em cores fortes e também em produtos dos mais variados. Só que nem sempre todas essas opções dão certo. Aí, é esperar o cabelo crescer - e torcer para ser rápido - para poder mudar novamente. É quando, muitas vezes, vem a frustração: os fios demoram a crescer e você não entende o motivo.
Você pode não saber, mas toda essa demora no crescimento pode ter a ver com o que você come. É o que explica a dermatologista Melissa Falcão. “O cabelo é composto de proteínas, aminoácidos, queratina, minerais. Com isso, uma dieta saudável, que contém todos esses nutrientes, ajuda os cabelos a crescerem mais macios e brilhosos”, explica ela. “Não tem uma quantidade diária de alimentos para serem ingeridos, o importante é ter uma alimentação equilibrada para dar força aos fios”, completa a nutricionista Lorença Dalcanale.
CONFIRA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM OS CABELOS A CRESCEREM
Uma das principais dicas sugeridas, tanto pela dermatologista como pela nutricionista, é a de incluir  proteínas na dieta. “Como o cabelo é feito basicamente de proteínas, uma dieta equilibrada especialmente nesse nutriente é importante para manter a saúde capilar”, ensina Lorença. Quem não consome esses alimentos, deve prestar atenção. “A proteína faz parte do fio e o ajuda a crescer. Os vegetarianos, por exemplo, devem repor de outra maneira”, aconselha a dermatologista Melissa.
Mas, se mesmo com uma alimentação super equilibrada, você ainda notar que seus cabelos demoram a crescer, é o caso de procurar um médico e investigar o que pode estar acontecendo. “Tem que verificar se não há alguma patologia. É preciso fazer exames para descobrir ainda se a causa não é a falta de algum nutriente essencial para o crescimento. Hoje em dia, muitas mulheres tem feito a reposição de aminoácidos, já que na alimentação normal delas há carência deles”, explica Melissa.

Invista nas mais diversas fontes de proteínas
Crédito: Dreamstime


As frutas secas contêm cobre, que auxiliam na produção de melanina do fio.
Crédito: Dreamstime

Os frutos do mar são ricos em ômega 3 e são essenciais para ajudar no crescimento dos cabelos.
Crédito: Dreamstime




Ovos, leite e derivados são ótimas fontes de aminoácidos.
Crédito: Dreamstime



Vegetais verdes escuros são essenciais, pois são fontes de ferro.
Crédito: Dreamstime




bolsademulher