8 de jan. de 2012

Modelos de cortinas para voce


A presença de cortinas  embeleza o lugar. Olhando pela internet encontrei alguns modelos para voce que está pensando em trocar suas cortinas e para quem está decorando a casa nova !    Vários modelos, motivos e cores de cortinas para voce poder escolher seu modelo a vontade! Espero que gostem.O uso ou função que se espera das cortinas influencia na escolha : Se é apenas para decorar uma sala ou quarto  os modelos feitos de miçangas, conchas, pedras  podem deixar seu quarto maravilhoso,mas é claro que se voce quiser a cortina para  controlar a intensidade da luz e para ter privacidade ,a escolha tem que ser pensada.
Cortinas, podem ser utilizadas para proteger pisos e móveis da ação dos raios solares, evitando seu desgaste, para bloquear totalmente a luz, como ocorrem com aquelas utilizadas em home theater e para proporcionar total conforto ao ambiente.
Não há regras para a sua utilização, porém, quando curtas são recomendadas para ambientes informais como; saletas, consultórios, cozinhas, banheiros, toaletes e quartos de jovens. Longas, são ideais para ambientes formais como salas e quartos de casal.
Cortinas podem ter xales, bandôs etc, dependendo do tipo de cenário que se deseje criar. Podem ser do tipo convencional, com pregas americanas, fixadas em varão , argola, painel, entre outras... E podem ainda ser simples, executadas com pouco tecido; sofisticadas, com xales e pregas ou inusitadas, com aberturas ou trilhos diferenciados.
As tendências de decoração exibem atualmente persianas e cortinas que esbanjam transparências e aceitam inclusive bordados com xales retos e decorativos nas laterais.
Consulte estas dicas na hora adquirir suas cortinas:
Cortinas podem apenas encobrir os vãos das janelas porém é recomendado que ultrapassem os mesmos em pelo menos 20 cms.
Se estiverem na parede do sofá, afaste-o em pelo menos 20 cms.
Em ambientes formais abuse dos tecidos luxuosos, como seda, veludos e adamascados.
Em ambientes informais e contemporâneos, use cortinas mais simples e arrojadas, podendo ser executadas em chintz, gorgorão ou crepes que são leves e aceitam bem esse tipo de ambientação.
Persianas dão toque moderno e descontraído à decoração porém recebendo xales podem ter um visual mais requintado.
Prefira sempre tons neutros, principalmente se os tapetes ou estofados forem estampados.
Cuidado com impulsos. Cores fortes e vibrantes tendem a diminuir o ambiente e cansam facilmente. Se o espaço não é muito amplo, use cores fortes apenas em objetos de decoração como vasos, colchas, almofadas. As cores e tons frios e claros dão a sensação de amplitude.
Fonte: www.maisdecoracoes.com.br
Quando você pensar em colocar uma cortina em um determinado ambiente, lembre-se sempre que a pessoa mais indicada para auxiliá-lo é um profissional da área, que saberá orientá-lo quanto ao produto mais indicado para as suas necessidades estéticas e funcionais. Dependendo do tipo de cortina que você idealizou e o ambiente onde será instalada, se utiliza um tipo de tecido específico que harmoniza com os demais elementos da decoração, tais como: estofados, colchas, tapetes, carpetes, cores das paredes, etc
Para começar, confira a tabela abaixo que define aspectos práticos de higienização dos tecidos:

A insolação é um fator que acarreta o apodrecimento do tecido. Veja, nesta outra tabela, a resistência ao sol dos mais variados tipos de tecidos:

Sua cortina deve funcionar também como proteção contra ruídos em excesso, principalmente nas grandes cidades. Quanto maiores forem os níveis de ruídos, maior será a quantidade de tecido aplicada nas cortinas ou forros. O mesmo vale para o peso do tecido. Prefira sempre tecidos mais encorpados.
Quando o fator mais relevante estiver no aspecto transparência e luminosidade, deve-se utilizar tecidos mais leves ou cortinas com menor quantidade de tecido. Esta técnica pode, por exemplo, dar uma maior sensação de amplitude no ambiente escolhido.
Utilize acessórios (trilhos, rodízios, puxadores, etc.) de boa qualidade para permitir um perfeito funcionamento da sua cortina.
Abra e feche as cortinas com movimentos suaves, evitando puxões. Caso ela não funcione suavemente, verifique os acessórios ou consulte o fabricante.
As persianas devem ser limpas semanalmente. No caso de locais com muita poluição ou sujeitos à maresia, a limpeza deve ser diária.
Fonte: www.magnificatdecora.com.br

Saiba como manter as cortinas sempre limpas
Com as festas de final de ano se aproximando, é hora de uma faxina geral na casa para recepcionar os parentes e amigos nas confraternizações. A lavagem e higienização de cortinas, no entanto, não são operações das mais fáceis, devido ao tamanho das peças, o tipo de material com o qual são confeccionadas e a peculiaridade das cores, que não facilitam a vida dos consumidores.
Há lavanderias especializadas que prestam este tipo de serviço, mas quem prefere economizar para comprar presentes e comidas e bebidas para as recepções pode fazer a limpeza das cortinas em casa mesmo. Uma opção prática e eficiente para a limpeza é o uso do aspirador de pó. Com cuidado, é possível utilizar o aparelho sem danificar o tecido. Basta colocar o bocal de escova para não danificar o tecido com a sucção. Neste caso, a limpeza deve ser feita a cada 15 dias.
Se optar por lavá-la, faça-o ao menos uma vez por ano. E, se o tecido suportar, você poderá lavá-la em casa mesmo, com sabão neutro. Coloque de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes - a primeira, após 20 minutos de molho, para que o pó não manche o tecido. No dia seguinte, lave a cortina na máquina, selecionando o programa para peças delicadas. Depois, deixe secar na sombra. É aconselhável realizar a primeira lavagem após os primeiros oito meses ou no máximo em um ano. Após isto, a lavagem pode ser feita a cada um ou dois anos.
Como existe uma grande variedade de tecidos que só podem ser lavados a seco, informe-se antes com o fabricante sobre como proceder no momento da lavagem, para evitar que encolha ou fique amarrotado, além da possibilidade de perder o brilho e a textura natural.
Fonte: www.gedako.com.br 
Bom agora que voce sabe um pouco sobre as cortinas ,vou colocar alguns modelos para voce apreciar.





























GORGORÃO – Tecido de trama fechada, com estrias em relevo. Geralmente feito de seda, teve origem na Idade Média. Desde a década de 20, é muito usado em chapelaria.
GORGURÃO- Tecido de seda, sulcado como o veludo cotelê.

















homedesignetsarchive3d/kayainternational/maxattivo/homedesignets/trendirs/decorationinterior/exchange3d/vectordesignstore/alohomorrahomeimprovementstip/blindshadestore/