29 de jan. de 2013

O que fazer para sua maquiagem resistir ao calor, ao suor, à chuva e até a um mergulho

Boca colorida o dia todo 

Batons com acabamento mate tendem a ser mais duradouros e resistentes à água. "Os produtos mais cremosos e com muitas partículas de brilho escorrem mais nos lábios", explica Damian Castellanos. Ou seja: gloss, definitivamente, não é a melhor escolha nesse caso. Se não gosta do efeito mate, a saída é usar lápis-batom ou pelo menos pintar o contorno da boca com ele. "Pincelar primer incolor por cima ajuda a fixar ainda mais o produto."
Foto: Marlos Bakker
Base que não escorre

É a primeira coisa no make a derreter. Para evitar, escolha uma base resistente à água — que contenha silicone, sílica ou óleos sintéticos. As líquidas são mais indicadas que as compactas ou em pó, já que penetram melhor na pele, o que aumenta a durabilidade no rosto. Damian recomenda aplicar na face limpa. "Se usar hidratante ou primer antes, a base irá por cima, não vai aderir bem e escorregará." Espalhe com pincel ou esponja. "As mãos aquecem o produto, alterando a fórmula e comprometendo o resultado."
Foto: Marlos Bakker
Olhos sem borrões 

Quer uma sombra que não saia na água? Opte pela versão cremosa, que adere com mais facilidade e, por isso, resiste por mais tempo. A dica é aplicar com pincel: o contato com os dedos pode interferir na fórmula. No caso de delineadores, lápis e máscaras para cílios, invista em versões à prova d'água. Só fique esperta, pois há diferença entre um produto à prova d'água e resistente à água. "Ambos não escorrem quando molhados, mas o primeiro não borra. Ou seja, fica intacto mesmo se você esfregar os olhos."
Foto: Marlos Bakker


claudia.abril.