30 de jan. de 2014

Renovação dos votos de casamento

Se o dia do casamento é inesquecível, a oportunidade de reviver esse dia tão especial também não fica muito atrás. Por isso, muitos casais optam pela renovação de votos após alguns anos de casado.
A cantora Mariah Carey fechou a Disney para renovar os votos depois de cinco anos vivendo com o marido Nick Cannon. 
David Beckham preparou uma festa surpresa em comemoração aos sete anos de casamento para Victoria Beckham.
 Rodrigo Faro perdeu a aliança e decidiu se casar de novo depois de dez anos de união com Vera Viel. 
Para a assessora de eventos Priscila Fernandes, como o país está vivendo um crescimento econômico cada vez maior e o mercado de casamentos também, cada vez mais pessoas se empolgam com a ideia de renovar os votos e realizar um segundo (terceiro, quarto, quinto...) casamento. “Isso faz com que mais casais realizem o sonho da festa de casamento ou de renovar os votos, porque casar está na moda hoje em dia”, comenta a especialista em festas.
Cerimônia completa
Não é só porque é uma renovação que não é possível incluir os itens tradicionais de um casamento. “Acho fundamental que haja o ritual completo do casamento, pois precisa ter a sensação de uma primeira vez, com tudo que o casal tem direito”, conta Lizie.

Para Priscila, cada casal deve seguir seus sonhos. “Porém, mesmo mantendo o protocolo tradicional, o vestido de noiva pode ser um pouco mais discreto e as daminhas e pajens podem ser representados pelos filhos do casal”, comenta Priscila.
Caso o casal seja religioso, não há porque dispensar uma nova cerimônia mais tradicional na igreja, por exemplo. Segundo as especialistas, é comum e deve ser feito caso seja o desejo dos “noivos”. Trocar novas alianças também é uma escolha única do casal que fará a festa. E ela é muito bem recomendada.
Estilo de festa
Normalmente, festas de casamento têm uma lista de convidados bem recheada, principalmente quando as famílias dos noivos são grandes. Mas, na renovação, é diferente. Segundo Daniela Rodrigues, é comum que se faça uma festa bem caprichada, rica em detalhes, mas com poucos convidados --de 60 a 100. Uma festa mais íntima, mesmo, com pessoas realmente próximas e especiais.
Vestido 
Assim como toda a festa, o vestido também não tem regras ou tradição e a escolha fica por conta dos sonhos que a noiva quer realizar, mas é sempre bom ter em mente que é preciso estar de acordo com a idade e com o corpo para não cometer exageros. "Acho que o vestido escolhido para renovação de votos precisa ser mais sequinho, nada de saias muito rodadas, não é um vestido de noiva", explica a estilista especializada em vestidos de noivas Carol Hungria.
Quanto à cor, o branco estará sempre em alta. Mas, para quem já apostou na tonalidade na primeira vez e quer arriscar, há uma infinidade de opções: off white, marfim, pérola, nude, rosa seco, tons de prata claro ou verde menta e até um azul água pode cair muito bem. Vale lembrar que vestido dourado nas Bodas de Ouro não é obrigatório, mas talvez seja um dos poucos rituais criados para a renovação de votos. "Acho legal a cliente que faz bodas de prata querer usar um vestido na mesma tonalidade das suas bodas, acho tradicional"
Não faça listas
Apesar das semelhanças do casamento com a renovação, fazer lista de presentes não é uma atitude muito adequada. A assessora de eventos Lizie Chermann explica que a lista é uma ajuda para quem está montando a casa. “Quando há a renovação, o casal já mora junto, já tem a casa montada e quer apenas comemorar o momento especial com pessoas queridas. Mas há casais que curtem pedir doações para instituições de caridade ou cotas para uma nova lua de mel”, conta a especialista.
Homenagens
Depois de anos compartilhados juntos, nada como homenagens durante a renovação dos votos. “Elas podem ser feitas entre o casal, reafirmando o amor que sentem um pelo outro, contando o que vivenciaram durante os anos juntos, falando sobre os frutos [filhos ou netos], homenageando a família e os amigos”, sugere Priscila.
Como sugestão, podem ser feitas músicas, vídeos e discursos. Isso só depende da criatividade dos noivos de segunda viagem. Mas, além da opção de homenagens feitas pelo próprio casal, participação extra de amigos e familiares também é bem-vinda.
Com vestido colorido, Regina Casé renovou os votos após dez anos de casamento com Estevão Ciavatta (1/11/2009)
ariah Carey e Nick Cannon renovam os votos em Paris, na França (27.04.2012)

Outra ideia que costuma ser colocada em prática pelos casais é a gravação de uma inscrição comemorativa nas alianças. Com isso, pode-se trocá-las novamente após a renovação dos votos.
mulher.terra