7 de jul. de 2011

Noivas de tiara

Quando pensamos em casamento, vários elementos tradicionais pipocam como referências, ainda mais quando falamos das noivas. "Buquê, vestido branco e véu": essa sempre foi - e sempre será - a descrição simples e histórica de uma noiva mas, em pleno século XXI, as coisas estão mudando um pouco. A simplicidade está na moda em todas as áreas da vida moderna, e o dia tão esperado pelas mulheres não poderia ficar de fora.

Elegantérrimas e simples, várias noivas estão aposentando o véu no "dia D". O resultado: as tiaras estão ganhando mais atenção. Cada vez mais lindas, elas estão roubando a cena - do véu, é claro! - nas cerimônias, deixando qualquer uma de queixo caído. Essa "desconstrução" está cada vez mais comum e - com tamanha variedade no mercado atual - qualquer uma pode usar.

"Podem ser pequenas coroas com muito brilho, podem ser arranjos com penas e pedras, as flores também estão muito na moda. As tiaras sem véu podem ser mais trabalhadas e ter mais informação como misturar penas com tecidos e pedras, ou ter flores de tamanhos variados", explica Ana Borschiver, proprietária da rede "Dona de Quê", especializada em tiaras e arranjos para cabelos.

É claro que tem muita noiva que ainda quer o casamento tradicional, pomposo e chique. Mas há mulheres que querem exatamente fugir desse padrão. "O véu ficou associado a uma ideia romântica religiosa. Queríamos algo mais moderno e, ainda assim, romântico. Desconstruímos o véu. O que ficou dele foi uma tiara linda", lembra Natalia Arica, que se casou em outubro de 2010.

Segundo Ana, a procura sempre foi muito grande, mas o casamento entre do Príncipe William com Kate Middleton, que aconteceu em abril de 2011, fez o mercado decolar. "Com certeza o casamento real inglês teve muita influência este ano nos arcos de festa e nos arranjos de flores para penteados", explica. Com esse "boom", não fica muito difícil encontrar a tiara perfeita por aí. Mas se você quer uma personalizada, feita exclusivamente para você, é bom se planejar com antecedência. "A noiva precisa realizar, no mínimo, duas provas até que a peça fique pronta por completo. Todo o processo pode demorar até 3 meses", explica Fabiana Vasconcellos, uma das sócias do ateliê de tiaras "Casa Vasconcellos".




bolsademulher